segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CIRCUITO DE NATAL



Alguns locais, principalmente prédio públicos, apresentam decoração natalina bem sugestiva, criando aquele clima gostoso, com imagens que nos remetem aos melhores dias de nossa vida, a infância. O grande destaque fica por conta do Palácio dos Ferroviários, sede do governo municipal. Impressionante o realce que a iluminação dá ao prédio que é testemunha de uma fase áurea de nossa cidade. Outros prédios também receberam destaque. Um deles é o da Igreja do Rosário que vale a pena ser visitado. O que mais me chamou atenção mesmo é uma árvore solitária, toda iluminada, num dos canteiros da Avenida Theodolino Pereira de Araguari. A simbologia é forte. Neste trecho recentemente coberto esqueceram-se das árvores. Plantaram centenas de metros quadrados de grama e nem uma muda sequer de qualquer folhagem. Ainda bem que preservaram esse resistente exemplar da natureza que, pelo menos, serve para iluminar, solitária, as nossas noites quentes de Natal.
COMO É QUE FICA?
Os funcionários públicos municipais perguntam: o que farão com a conta aberta na Caixa Econômica Federal? Até o momento, não se sabe o que resultará a pendência entre o Banco do Brasil e a Prefeitura. Será que a Caixa começará a cobrar taxas que ficariam suspensas por um ano? A Prefeitura, que obrigou todos os funcionários a abrirem conta, vai correr atrás na defesa de seus funcionários? Ou deixar o funcionário na decisão da Caixa Federal de cobrar ou não as temidas taxas bancárias?
IFET
Natal, tempo de reflexão, onde avaliamos os passos dados durante o ano todo, o que deixamos de fazer e que poderemos correr atrás em 2011. Envolvido nesse clima amistoso, a coluna faz um “flashback” e vamos aos sonhos não realizados. Um deles seria a instalação do IFET, que na realidade adoçaram a nossa boca com um curso de informática e não se falou mais nisso. Sem tirar a importância de outras cidades da região, Araguari bem que merecia um IFET de verdade. Temos milhares de jovens que precisam de horizontes e de formação técnica eficiente. Sei que o deputado Gilmar Machado tem interesse em materializar o IFET em Araguari. O que não se entende é a morosidade que essa escola provoca na sua implantação, criando uma unidade autônoma e funcionando plenamente em nossa cidade.
REELEIÇÃO
Curioso é o clima que ronda o prefeito Marcos Coelho. Um assessor, no começo do ano, afirmou à coluna que Marcão seria imbatível numa provável recandidatura a prefeito em 2012. Suas obras ficariam vistosas até o final de 2011. Lógico cada lado com um olhar diferente sobre a realidade. Para quem está fora do círculo do poder, a visão é outra. Marcão tem conseguido repaginar as antigas ruas de pedras, melhorando em muito o aspecto urbano, mas sofre desgastes, podemos dizer significativos, quando se trata de saúde, cultura e trânsito. Não se consegue avaliar o que pode acontecer nos próximos dois anos de mandato. A crise na área de saúde da cidade acompanha o cenário nacional. Ao cidadão comum, mais próximo dos problemas, dá-se a impressão que aqui está pior. Fácil solucionar? Nem tanto, nem com soluções criativas, pois o setor exige investimentos vultosos, melhoria salarial para os funcionários e aumento da rede de atendimento. Se Marcão pretende recandidatar-se não pode esquecer que seu caminho passa por ai também.
CARTÃO POSTAL
Viajar faz bem. Areja os pensamentos e nos brinda com realidades diferentes. Cada comunidade com o seu jeito de enfrentar seus problemas. Dias atrás fiz um pequeno tour pelo Nordeste e senti na pele, o grande problema que vamos ter que encarar que é a infra-estrutura aeroportuária das principais cidades brasileiros. Congonhas e Cumbica, os principais aeroportos brasileiros enfrentam problemas de superlotação, vôos atrasados, mesmo o passageiro pagando caro a tal taxa de embarque. E estamos próximos de promovermos uma Copa do Mundo. Não se ilude! Não temos infra-estrutura mesmo. Quando se faz o trajeto Congonhas-Guarulhos, via rodoviária, nota-se o cuidado que a administração paulista oferece ao cidadão. Vias limpas, pistas sem buracos, jardins floridos e gramados aparados. Afinal estamos na maior cidade brasileira, cheirando a primeiro mundo. No final, o viajante leva uma boa impressão da capital paulista. Recife, uma das cidades de meu roteiro, está justamente ao contrário. Uma pena. A capital pernambucana é um dos locais que mais atraem turistas estrangeiros. O que salva em Recife é o aeroporto, um dos mais modernos do país. O trecho da BR101 que cruza a zona urbana dá a impressão que ali aconteceu uma guerra. Prédios em demolição, pistas inacabadas e tomadas pelo mato. Voltando nossos olhos para Araguari notamos que não temos carinho com esse assunto de cartão postal. Uma avenida extensa, que corta grande parte da cidade, que faz a ligação entre três importantes rodovias, não tem merecido o cuidado tão importante para uma boa imagem da cidade. Canteiros invadidos pelo mato, parte deles sem meio-fios, vias com asfalto com péssima conservação e sinalização precária. Quem passa por esse trecho leva uma péssima imagem de nossa cidade. Talvez a mesma que tive de Recife. Triste lembrança que pode ser modificada.
O FATO E A VERSÃO
Correr atrás da versão é só prejuízo. Exemplo disso é uma história, verdadeira, onde ficou flagrante mandos e desmandos e que prejudicou tremendamente a imagem de um médico da rede pública. Exercendo suas prerrogativas, o profissional médico lotado no Pronto Socorro, examinou uma criança na presença dos pais, verificou seu estado de saúde e a encaminhou para o serviço de medicação do pronto socorro. Na prescrição médica, pedia-se a administração de medicamento, via intramuscular. Como é costumeiro, até adultos se debatem para receber uma simples picadinha, imagine leitor, uma criança. Com ela não foi diferente. Abriu um berreiro! A mãe se apavora e sai da sala afirmando ao marido que o médico havia espancado a pequena paciente. O barraco estava armado. Alguns funcionários, assustados com a confusão, chama a Polícia Militar para dar segurança ao local. A viatura chega ao Pronto Socorro, um dos militares ouve a mãe e dá voz de prisão ao médico. Outro barraco dos tantos que ali acontecem. Os policiais queriam levar o funcionário algemado, sem se importar em ouvir a versão do médico envolvido. Todos foram parar na delegacia, onde prestaram depoimentos e a menor encaminhada ao médico legista, na Santa Casa de Misericórdia. A partir do laudo pericial, o delegado encarregado deverá dar o encaminhamento ao caso, levantando o que realmente aconteceu. O episódio nos deixa questionamentos importantes. Será que uma denúncia, num boletim de ocorrência, tem poder de levar alguém preso? Será que um cidadão trabalhador, que exercia sua função com toda a ética e cuidados possíveis, mereceria um tratamento semelhante? Deixo ao critério do leitor o julgamento. A mãe, ainda não satisfeita, procurou uma emissora de rádio, onde novamente tentou difamar o profissional. Sempre questionei esses boletins de ocorrência, onde a Imprensa faz um carnaval em cima de fatos não apurados, ouvindo só um dos lados e repassando à Imprensa. A coluna ouviu testemunhas do fato e abre espaços para se sentir atingido.
RAULZINHO AGORA É RAULZINHO MESMO
O vereador Raul Belém encerra o ano agradecendo ao eleitorado local, fazendo circular um cartão, onde procura explicar a sua não eleição, mesmo conseguindo uma votação recorde na cidade. Afirma também que o ex-presidente Itamar Franco está muito agradecido a Araguari pela votação expressiva, onde Araguari foi a única cidade onde ele conseguiu superar todos os outros concorrentes, inclusive obtendo maior votação do que Aécio Neves. A distribuição do cartão em toda cidade tem um significado interessante. A assessoria de marketing do vereador quer marcar o vereador como Raulzinho Belém, criando personalidade própria. para associações rápidas como o filho do ex-deputado e reforça que o vereador do PV saiu na frente, caso dispute as próximas eleições municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário